segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Citação, 10

As Duas Faces - imagem daqui.

Afirmavam e provavam os oponentes que, como primeiro-ministro, o senhor Sócrates descaradamente mentia. Afirmam e provam agora os seus seguidores que o senhor Passos Coelho descaradamente mente.
Cidadão sem partido, sem tacho, amizades ou dependências políticas, livre que nem andorinha, pergunto-me que proveito move as senhoras e senhores que tanta energia e palavras gastam no fingimento de que protestam contra a mentira, e sinceramente querem endireitar o torto. Será mau hábito que têm? Achaque que lhes dá? Sendo apenas figurantes e vassalos, imaginam-se actores de primeira?
De qualquer modo o espectáculo é deprimente, menos pela fantochada do que pelo que põe à mostra de sabujice. E mal, muito mal, vai à vida política da nação, quando o debate público ganha o tom das rixas de taberna.

J. Rentes de Carvalho, no blog Tempo Contado.

É que neste triste e enfadonho pedaço de madeira, resto de alguma nau naufragada, que veio dar à costa da Europa, não há espectadores para o espectáculo, a não ser que seja gratuito: e nem nesse caso é para assistir que vai o autóctone, é para fazer barunho; os autóctones para participarem têm à força que ter um papel, à força de cunhas (toscas, quase sempre) ou à força de esquemas (em geral de má ou péssima elaboração, feitos à última hora, sobre o joelho). E como não há papéis para todos lá se vê o encenador constringido a aceitar mais vozes no coro (que fica irremediavelmente desafinado), e o dramaturgo a escrever falas de última hora: transformam-se as obras assim numa coisa tão sem sentido que nem num texto absurdo fazem sentido.

4 comentários :

  1. Eu já estou cansado de política e principalmente de políticos.

    ResponderEliminar
  2. O sentimento é comum. E comum a muita gente. (A ver vamos onde é que isto vai parar). Abraço

    ResponderEliminar
  3. Junto-me ao grupo dos cansados. Com mágoa...

    ResponderEliminar
  4. Olá elisabete,

    Estamos todos cansados. Mas mais que nunca é hora de intervir. O nosso cansaço é a passadeira vermelha deles. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...