quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Uma Viagem Sentimental por França e Itália, pelo Sr. Yorick - de Laurence Sterne - lista de desejos #4

Uma Viagem Sentimental por França e Itália pelo Sr. Yorick de Laurence Sterne
Embora A Vida e Opiniões de Tristram Shandy seja o meu romance preferido, de Laurence Sterne não li as restantes obras - o que muito lamento.  

Uma Viagem Sentimental por França e Itália, pelo Sr. Yorick trata-se de um texto editado pela primeira vez em Londres em 1768, três semanas antes da morte do autor, Laurence Sterne (1731-1768). Misto de autobiografia e de ficção, aí são narrados alguns episódios das viagens de Sterne pela Europa continental em 1762-64 e em 1765-66.
A linguagem irónica do narrador propõe aos leitores um sinuoso percurso sentimental pelo coração do viajante. Mais atento às transacções humanas do que ao património, Yorick, o turista sentimental, viaja seguindo a máxima «conhece-te a ti mesmo». Foi desta peculiar combinação de observação social, introspecção psicológica e desejo sexual que um novo tipo de narrativa de viagens emergiu a partir dos finais do século XVIII, explorando a retórica da sensibilidade e do sentimento. Na literatura portuguesa, as Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, são um reconhecido descendente. (Informação do site da Antígona)

Ganhasse eu o EuroMilhões e comprava todo o catálogo da Antígona - um pobre tipo como eu percorre o site da editora e - ai! - não há um título de qualidade duvidosa.

2 comentários :

  1. Só compro livros que possa ler e não conseguiria ler todos os da Antígona :) até porque tem vezes, muitas vezes, em que não me apetece ler.

    Há dois livros deste ano com o título "O amante japonês"? Estranho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom... O catálogo da Antígona é bastante (ou relativamente, não sei) pequeno... O número de livros que já li ultrapassa largamente o número de livros do catálogo da Antígona... Portanto, creio que poderia perfeitamente ler todos os livros... (Isto se não estivesse há mais que um ano sem ler nenhum livro, mas isso são outros quinhentos...)

      Fiz uma busca no google, e parece que sim, que existem dois livros... não li nenhum dos dois... Devem ser bons amantes, os Japoneses, não sei ;)

      Abraço

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...