domingo, 22 de novembro de 2015

Hábitos de Leitura

Van Gogh Escultura em Livro Hábitos de Leitura

Não me pediram opinião, o soliplass e o Carlos Azevedo, isto é, não me fizeram «tag», mas, intrometido como sou - vou botar opinião, embora seja provavelmente a pior altura da vida para o fazer - uma vez que perdi por completo os hábitos de leitura: no último ano e um mês li, em rigor, algumas páginas da biografia de Eça de Queiroz escrita por A. Campos Matos, Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, algumas páginas de AVC do Amor, de Luís Abreu, e vou lendo, lentamente, Pó, Cinza e Recordações, de J. Rentes de Carvalho.


1 – Tens um lugar específico na casa para ler?

Sim, no quarto. Deitado na cama, ou sentado à secretária.

2 – Marcador ou Pedaço de Papel? 

Qualquer coisa serve, quando estou quase quase a deixar-me dormir. Caso contrário, normalmente, memorizo o número de página.

3 – Consegues parar simplesmente de ler ou tem de ser sempre no final de um capítulo ou a um certo número de páginas? 

Quando lia nunca conseguia parar de ler a meio de um capítulo, tinha que ir até ao fim. Agora que parei, aparentemente estava errado.

4 – Comes ou bebes enquanto lês?

Comer nunca, que tenho receio de sujar o livro, beber, de tudo, e demasiadas vezes, que algumas entornei líquidos para cima dos livros.

5 – Música ou TV enquanto lês? 

Não ligo uma televisão há muitos anos - se alguma vez lia com ela ligada era apenas coincidência. Com Música apenas quando lia em cafés ou outros locais públicos onde a houvesse.

6 – Um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo? 

Vários ao mesmo tempo; contudo quase sempre com prioridade para um deles.

7 – Ler em casa ou em qualquer lugar?

Em qualquer lugar. Principalmente cafés não muito frequentados e/ou barulhentos. Na adolescência lia em bibliotecas - depois ganhei alergia a bibliotecas: é lugar que evito - tal como livrarias - provavelmente pelo mesmo motivo...

8 – Ler em voz alta ou silenciosamente? 

Silenciosamente. Sempre me soa estranho o texto, e a minha voz. Além disso, tenho dificuldade em dizer algumas palavras - daquelas que praticamente só se encontram em obras literárias - pelo que não me afecta no dia-a-dia.

9 – Lês para a frente e/ou pulas páginas? 

Raramente pulo páginas - excepto quando é demasiado óbvio que estão ali apenas a encher chouriços; por vezes, muito poucas vezes, engano-me na avaliação e sou obrigado a voltar atrás.

10 – Quebrar a lombada ou mantê-la como nova? 

Como nova. A maior parte dos meus livros estão como novos - excepto aqueles que emprestei, ou aqueles onde deixei cair líquidos (café, na maioria dos casos), que ainda assim são muito poucos - demasiado para o meu pobre coração.

11 – Escreves ou fazes anotações nos livros? 

Nunca. Nunca. Nunca. Considero isso uma blasfémia. 

12 – Quem tagueias? 

Ninguém. Passem bem, obrigado. Se quiserem responder também, respondam. Se quiserem comentar, comentem. Sejam felizes.

10 comentários :

  1. Eu "taguei-te" (esta é uma palavra estranha) de uma forma genérica para todos os blogues de que tenho o link :) Incrível conseguir memorizar a página em que se fica, acho que só o tentei uma vez e depois esqueci-me...

    ResponderEliminar
  2. Eu "taguei-te" (esta é uma palavra estranha) de uma forma genérica para todos os blogues de que tenho o link :) Incrível conseguir memorizar a página em que se fica, acho que só o tentei uma vez e depois esqueci-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. WOW. Fui «tagado» sem saber ;) Ando com as leituras dos blogs (também) muito atrasadas... Só no feedly tenho 2500 posts para ler :)

      Sempre tive imensa facilidade com números ;) A minha disciplina preferida (e aquela em que obtinha melhores notas) era Matemática ^_^

      Eliminar
  3. Só preencho questionários da Deco. O resto acho muita perda de tempo. Mais ou menos uma chachada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmm... e os da Deco... não são chachada? :)

      Eliminar
    2. Podem ser ou não. Acredito que o seu tratamento possa vir a ajudar o consumidor que todos temos dentro de nós. acrescento que gosto de os preencher. Cada maluco sua mania.

      Eliminar
    3. Matei o consumidor dentro de mim - deixei apenas a criança que faz birra para que lhe ofereçam livros: mas ninguém liga a esta criancinha, coitada...Maluquices ;)

      Eliminar
  4. Não precisamos de te pedir opinião para que a dês, André. E um conselho: nunca mistures café com leitura! :-) (ainda por cima, de todos os líquidos, deve ser aquele cuja mancha é pior)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sai com lixívia diluída em água (para não "queimar" o papel)

      Um café, um cigarro, e um livro - há lá melhor trilogia que esta!?

      Eliminar
    2. Ora aqui está algo que não sabia. :-) Vou guardar a 'dica' para o caso de tal vir a suceder com um dos meus livros.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...