quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Carol - ou O Preço do Sal - de Patricia Highsmith - lista de desejos #2

Carol, O Preço do Sal, de Patrícia Highsmith
Patricia Highsmith é uma das minhas autoras preferidas - embora ainda nem a metade das suas obras tenha chegado a minha leitura. O Preço do Sal foi o título utilizado pela escritora quando pela primeira vez publicou esta obra, a sua segunda, em 1952, com o pseudónimo Claire Morgan.

Entre as muitas razões para se utilizar um pseudónimo com vista a ocultar a verdadeira identidade do autor, felizmente, ser uma narrativa com personagens homossexuais, já não é uma delas. Patricia Highsmith publicou depois a obra, autobiográfica, com o seu nome e o título Carol, o nome de uma das personagens.

«Trata-se da história de amor entre Therese Belivet, uma jovem mulher de 19 anos, aprendiza de cenógrafa, e Carol Aird, uma mulher mais velha, casada e com uma filha. No início do romance, Carol encontra-se em fase de divórcio e Therese tem um namorado, Richard, por quem não está apaixonada. Após um breve encontro nuns armazéns de Nova Iorque, onde Therese trabalha temporariamente como vendedora, a ligação entre as duas mulheres vai-se desenvolvendo, culminando numa relação amorosa, no decurso de uma viagem pelos Estados Unidos.» (fonte: blog da Relógio D'Água Editores).

4 comentários :

  1. Li apenas um livro dessa senhora, por viva recomendação de um amigo que sabia do meu gosto pelo livro policial. Não recordo título ou história. E não repeti a experiência. Mas acredito que possa ser boa, um livro é muito pouco numa vida consagrada às letras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto imenso dos contos policiais/suspense. Muito da série do Mr. Ripley, e li O Diário de Edith (julgo que é este o título). Se calhar tiveste o azar de começar pelo errado ;) Se gostas de policiais, a Patricia Highsmith é seguramente uma autora a ler (os policiais são o meu guilty pleasure da Literatura: já li cada obra tão mal amanhada, que parece mentira)...

      Eliminar
  2. Dela só conhecia os policiais (gostei e uma das minhas irmãs é fã). Fiquei curiosa quanto a este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho muita curiosidade... É uma das autoras de que gostaria de ler toda a obra.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...