quinta-feira, 8 de outubro de 2015

As minhas escolhas para Os Melhores Romances Escritos em Língua Portuguesa

Books, Livros, Novels, Romance, Lista Romances, Pilha de Livros
Já divulguei aqui a lista que o Projecto Adamastor está a elaborar, para a qual se pede a colaboração de todos os leitores. Ainda não me decidi pela ordem, nem completei a lista. Por enquanto tenho os títulos que apresento a seguir pensados (decidi não apresentar mais que um título por autor): Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago); Sinais de Fogo (Jorge de Sena); Viva o Povo Brasileiro (João Ubaldo Ribeiro); Ernestina (J. Rentes de Carvalho); Capitães da Areia (Jorge Amado); manhã submersa (Vergílio Ferreira); O Primo Bazílio (ou O Crime do Padre Amaro, Eça de Queiroz); Memórias Póstumas de Braz Cubas (Machado de Assis); Agosto (ou O Caso Morel, Rubem Fonseca). Falta-me encontrar um título de outro autor, e decidir-me qual é o romance que eu prefiro do Eça de Queiroz e do Rubem Fonseca. Na elaboração da minha lista o meu primeiro critério é o meu gosto pessoal - e único.

4 comentários :

  1. Também já a fiz a minha lista, temos dois autores em comum, Eça de Queirós e Jorge Amado (mas com outros livros).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. redonda (Gábi), não queres partilhar a tua lista? Tenho curiosidade em saber quais os autores, e quais os títulos :) De Eça de Queiroz (escrito como o nome dele era, e não «Queirós» como, erradamente, agora escrevem), gosto muito de «A Relíquia», d' «O Crime do Padre Amaro» (principalmente da primeira versão), e d' «O Primo Bazílio». Do Jorge Amado gosto de muitos dos seus romances, mas «Capitães da Areia» é sem dúvida o meu preferido.

      Eliminar
  2. Manhã submersa marcou a minha adolescência. Releio-o de vez em quando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Eu, é um dos poucos livros que reli, e - a par de «O Principezinho» - o que mais reli :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...