segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Um Circo que Passa

Juggler of Universes, Um Outro Mundo, Un Autre Monde, Another World, Queen, Innuendo
Juggler of Universes, de J. J. Grandville

Um Circo que Passa. Ainda ali está, sobre a mesinha-de-cabeceira; desde o dia 09 de Outubro de 2014 que lá está. É uma edição da Publicações Dom Quixote, com capa dura. Foi o dia em que foi anunciado que ao seu autor era atribuído o Prémio Nobel em Literatura de 2014: Patrick Modiano. Tirei-o nessa data da estante, onde estaria há uns bons 12 ou 13 anos, e tencionei (re)lê-lo; li algumas páginas; porém, desde esse dia que não voltei a pegar nele - nem em qualquer outro livro - com intenção de ler. Há quatro meses que não leio nada.

Em toda a minha vida, os livros foram a única constante; primeiro, como objectos invejados; depois emprestados; enfim, meus. Agora olho para eles e não sei: algum dia os voltarei a folhear? Algum dia os voltarei a ler? Abro um ao acaso. Olho para o primeiro parágrafo, da primeira página, para a primeira linha: leio - e nada ressoa. Não sei o que é que isto significa - ou sei bem demais: acabou!

2 comentários :

  1. Eu gostaria de te emprestar uma série de livros que cá tenho e de certo te interessará ler. O problema é que estou em Massamá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... Eu tenho imensos livros por/para ler... Só sobre a mesa-de-cabeceira estão cinco... E todos do meu interesse... O que não me falta são livros... São talvez a única coisa que não me falta... Abraço.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...