quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Triste com um Pôr-do-Sol.

Elefantes, Pôr do Sol

Ando triste como um pôr-do-sol, e o que me vale é que tenho sempre um verso do Fernando Pessoa para citar para mim mesmo. Ou para parafrasear. Ou para adulterar como me convenha. Mentalmente tenho mandado todo o mundo à merda - ou pedido para me deixarem ir sózinho. Acompanhados é que não havemos de ir. Não me dêem a mão. Arre.

Todas as esperanças se desvanecem como fogos-fátuos, se escapam como areia entre os dedos, se evaporam como a névoa da manhã, ou chegam tão enevoadas que nem esperanças chegam a ser. Só há escuro e nevoeiro no horizonte. E um Dom Sebastião louro, de olhos azuis, para quem acredita nele. Mas não é um vulto que se aproxima, é uma miragem que desaparece.

Havia de escrever umas coisas sobre política - mas o nojo é cada vez maior - ao ponto do vómito. Quando a guerra civil chegar, se estiverem do outro lado da barricada, não hesitem em disparar - eu não hesitarei. No mesmo país que deixa à solta um Ricardo Salgado, prende-se um José Sócrates: é o país onde (quase todos) os jornalistas sabem que José Sócrates é culpado - só não entregaram às autoridades competentes as provas porque tinham que proteger as fontes, coitados.

Mas não tenho ilusões: 99% dos portugueses que conheço (rezaria a todos os santinhos, se acreditasse em algum, para ser a minha amostra muito enviesada) merecem quem os tem governado - estão bem uns para os outros. Isto não é um País - é uma Cloaca.

Podia citar-vos Jean-Paul Sartre, mas para quem entende já citei muitas vezes - os outros que vão ler os Augusto's Cury's desta vida. «Quando a estupidez fala, a inteligência mantém-se em silêncio». Devia estar calado, mas como por parvo já passo, aproveito a fama. Passem bem, e bom Natal. Gozem dos dias de tolerância se os tiverem.

Entretanto, no final do mês passado, o blog alcançou as 900.000 visualizações de páginas - a caminho do milhão... Obrigado. E agora - podem insultar-me nos comentários ou por e-mail.

3 comentários :

  1. Claro que estou 100% de acordo contigo...

    ResponderEliminar
  2. Dou-lhe os parabéns pelo número de visitas, pela qualidade da escrita seja em que registo for, e só hesito em transmitir-lhe alguma palavra de esperança porque não sei se há grandes razões para acreditar em coisas boas, tão mau vai isto tudo. Mas, enfim, não há mal que sempre dure. E não me mande passear, se faz favor, que isto não sou eu a dar-lhe a mão... :)

    ResponderEliminar
  3. "Não tenho vergonha de dizer que estou triste,
    Não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas:
    Estou triste por que vocês são burros e feios
    E não morrem nunca... eita que saudades do Mario...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...