terça-feira, 4 de novembro de 2014

15.º Aniversário do Harry Potter

15 Aniversário Harry Potter, Kazu Kibuishi
Cliquem na imagem para Ampliar
A Editorial Presença vai reeditar os sete volumes da saga HarryPotter com novas ilustrações nas capas, da autoria de Kazu Kibuishi, em celebração do 15.º aniversário da publicação da primeira edição do primeiro volume de Harry Potter, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em Portugal, em 1999.

Às minhas mãos chegou em Agosto de 2000. Os últimos volumes comprei-os na data de publicação. Não, não leio apenas Cervantes, Sterne, e Fielding, não leio apenas os clássicos.

Harry Potter gera paixões, há quem goste muito e há quem deteste - há até, em ambos os grupos, quem nunca tenha lido! Voltei recentemente a reler todos os sete volumes, desta vez lendo-os de enfiada, o que não era possível fazer para quem foi lendo à medida que iam sendo publicados.

São sete obras desequilibradas entre si, tanto em tamanho como em qualidade. Ainda não me decidi sobre qual dos sete prefiro, talvez o terceiro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, ou o quinto, Harry Potter e a Ordem da Fénix.

O quatro têm a pior tradução (não sei se ainda se mantém a mesma, ou se entretanto foi revista), tradução claramente apressada, a três mãos; neste, as diferenças no vocabulário escolhido eram evidentes. E o nome de um bar e uma livraria não era o mesmo ao longo da saga.

Enfim, ninguém me paga para fazer publicidade, mas aqui deixo a informação da existência desta nova edição - houve também uma edição em que as capas da série eram pretas, sombrias, talvez ainda a encontrem nas livrarias, se quiserem ser colecionadores. Como não acerto nos números de nenhum jogo de azar, não vou obviamente comprar. Uma feliz terça-feira a todos que por aqui passam.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...