terça-feira, 14 de outubro de 2014

Sobre os Escritores que NÃO ganharam o Nobel

Livros, Personagem, Escultura com Livros, Escritores, Nobel


Pede-se encarecidamente a quem, ano após ano, faz listas dos escritores que não ganharam o Nobel, que não incluam Marcel Proust, Franz Kafka, ou Fernando Pessoa, por exemplo. Nem escritores falecidos antes de 1901. Não sabem porquê? Se soubessem não fariam tais listas idiotas.

E sim, o Fernando Pessoa sonhou ganhá-lo. Também sonhou publicar muitos livros, mas apenas publicou, em Português, o pior que escreveu, e alguns poemas em Inglês, que estão longe de ser os melhores que escreveu.

Este ano o Prémio Nobel calhou a Patrick Modiano. Não conheciam - que chatice! - podem ficar a conhecer. Eu tinha para ali o «Um Circo que Passa», e embora soubesse que tinha (pelo menos) um livro de Modiano, quando ouvi o nome - fui imediatamente buscá-lo ao seu lugar na estante - não me recordava de nada do que dizia a obra. Estou a reler este, enquanto não chegam outros novos - se não chegarem... É a vida.

2 comentários :

  1. Nunca tinha ouvido falar em Modiano, confesso. Agora fiquei curioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh... Eu já o tinha na minha estante...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...