sábado, 16 de agosto de 2014

Stefan Zweig, William Somerset Maugham, ...

Segredo Ardente, Stefan Zweig, Relógio D'Água
Segredo Ardente fala-nos do despertar do ciúme e do conhecimento do que é a atração amorosa num rapaz de 12 anos. Manipulado por um homem que quer fazer dele o meio de aproximação à mãe, vai sentir o entusiasmo da amizade, a desilusão e o ciúme no ambiente de uma estância de veraneio onde quase não conhece ninguém.

Stefan Zweig foi durante a vida - que acabou pelos seus próprios termos, em Petropólis, Brasil, cidade de Pedro - um dos escritores mais famosos, traduzidos, e vendidos - depois caiu num torpe esquecimento; dele apenas li Brasil, País do Futuro.

Outro escritor que também teve grande sucesso e nome durante a vida, e anda mais ou menos esquecido é William Somerset Maugham. Viveram na mesma época, embora Maugham fosse um pouco mais velho, e Zweig tenha partido antes, desiludido e derrotado pelo confronto do mundo real com o mundo idealizado com que sonhava.

Brasil, País do Futuro é também um testemunho do mundo com que ele sonhava. Sempre que penso num destes escritores, penso no outro.

Tivesse eu dinheiro, e iria comprar as obras destes dois autores, e fazer uma maratona de leitura. Ao contrário de muitos outros autores, até estão publicadas, em Portugal, quase todas as obras de Stefan Zweig e William Somerset Maugham. Pelo caminho, aproveitava e comprava o catálogo inteiro da Relógio D'Água, provavelmente a melhor editora portuguesa da actualidade - a par da Quetzal, mas com um catálogo mais enxuto e ao meu gosto. Para quem gosta de obras de qualidade, aqui têm a sugestão de dois autores muito produtivos, à espera de serem (re)descobertos.

1 comentário :

  1. Do Somerset Maugham li vários livros (de contos e romances) - foi um dos meus escritores preferidos. De Zweig li só dois (24 horas da vida de uma mulher e carta de uma desconhecida) mas tenho outros em casa dos meus pais, livros antigos que eram do meu avô materno.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...