sexta-feira, 4 de abril de 2014

Os 10 Escritores Portugueses...

O Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato
O que eu não daria para ter estes livrinhos todos...

Como não tenho mais que fazer, e não quero desagradar à Tia Jonet, ocupei um pouco do meu demasiado tempo livre a verificar quais os 10 Escritores Portugueses que mais compro* - verifiquei assim que a memória não me traiu, e são mesmo os que refiro em comentário ao post Os 10 Escritores Portugueses que mais Vendem (ordem quase ao acaso): 

Fernando Pessoa, José Saramago, José Maria Eça de Queiroz, J. Rentes de Carvalho, Mário de Sá-Carneiro**, Mário Cesariny, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Lobo Antunes, Manuel Poppe. Depois, ainda com bastantes volumes, mas fora do top 10: Camilo Castelo Branco, Almeida Garrett, Jorge de Sena, Luís Vaz de Camões, e Gil Vicente. 

Verifiquei também que os 10 Escritores Brasileiros que mais compro* são (ordem quase ao acaso): Joaquim Maria Machado de Assis (ainda assim são muito menos que aqueles que já li, que a obra está toda disponível na internet), Jorge Amado (é o escritor Brasileiro de que tenho mais livros); João Ubaldo Ribeiro (talvez o meu preferido, a par de Rubem Fonseca, e Machado de Assis, embora o meu livro preferido seja mesmo Capitães da Areia, de Jorge Amado), Rubem Fonseca, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira, e Monteiro Lobato (tenho todos os livros da série O Sítio Picapau Amarelo em pdf, uma vez que não os consigo de outra forma)...

Quanto a autores lusófonos de outras paragens... é uma absoluta miséria.


*Na verdade nem todos foram comprados, muitos foram oferecidos - não há nenhum roubado, o que é uma nódoa: qualquer leitor que se preze já roubou um livro: sou um anjinho.

**A obra de Mário de Sá-Carneiro é relativamente curta, porém possuo vários exemplares de contos "soltos", algumas edições diferentes da mesma obra - e mesmo a obra raríssima, escrita a quatro mãos com Tomás Cabreira Júnior, a peça «Amizade». É um daqueles livros que não sai das minhas estantes por razão nenhuma - escusam de pedir emprestado...

1 comentário :

  1. São duas excelentes listas, as tuas, bem distantes da miserável lista dos 10 escritores portugueses que mais vendem.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...