quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dezembro frio, calor no estilo...

Quem quer ser Milionário, Manuela Moura Guedes, triste, ridículo, Dezembro frio Calor no Estilo, Dezembro Frio Calor no Estio

Isto é bom demais - ironicamente, no sentido de ser uma tristeza, um ridículo risível -, a Manuela Moura Guedes até apagou o post do facebook, mais uma razão para que seja preservado, para memória futura. A Manuela Moura Guedes pensa que tem muito estilo, ou será apenas dos calores de um Dezembro quente?

Esclarecimento
Ora então, fazer críticas sem a preocupação de saber se, de facto, o conhecimento que se tem é suficiente para o fazer parece-me triste. Há dois provérbio sobre o "Dezembro com frio...", um mais conhecido, ligado ao Estio, outro ligado ao estilo. São, pelo menos, 10 as fontes que sustentam esta afirmação, o que inclui o site da Literatura! Foi escolhido no "Quem quer ser milionário" o provérbio menos conhecido porque a concorrente já estava a responder a uma pergunta de nível 8, mais difícil. Provavelmente seria outro, o do Estio, se estivesse num nível mais baixo. Relativamente ao significado de cada um dos provérbios não é coisa que me preocupe por aí além. Têm origem num conhecimento que não é científico, é meramente popular, fruto da observação do povo e que ao longo dos tempos vai fazendo uma evolução dos seus próprios "dizeres". O que me parece de um ridículo é fazer considerações sobre gaffes e coisas afins partindo do princípio que "Estio" não faz parte do vocabulário de qualquer português com uma formação académica normal. Valha-nos esta erudição!


Ora então, Manuela, tristes são as figuras que fazes na televisão. Um Ridículo não é fazer considerações sobre gaffes (e coisas afins); ridículo é não ter a humildade para reconhecer um erro, dando justificações abstrusas. O conhecimento, mesmo o meramente popular, é seguramente maior que o teu conhecimento, que te limitas a ler guiões, a falar histericamente, a fazer figura de parva, mas esse é o teu papel, é para isso que te pagam, embora não te dês conta.
10 fontes, Manuela? E têm muita água, ou Dezembro, por esses lados, é quente, e estão secas? E qual é o site da Literatura, Manuela, hum? Não seria mais aconselhado verificares no site dos Provérbios Populares? Suponhamos que sim, que "Estio" (que tu escreves como minúscula, e o acordo ortográfico ridículo dá-te razão; os idiotas apoiam-se sempre uns nos outros) faz parte do vocabulário de qualquer português com uma formação académica normal - o que é uma formação académica normal? -, porém "estilo", mesmo que faça parte do vocabulário de qualquer português com uma formação académica normal, é algo apenas acessível a pessoas com um certo nível. Aparentemente o nível 8.

2 comentários :

  1. Enfim, desta tipa tudo se pode esperar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me irrita é o tom petulante... Se estivesse apenas calada (pois todos sabemos que o erro não foi dela... que ela limita-se a ler o guião... Enfim, mesmo...)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...