sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Prémio Nobel da Literatura 2013

Prémio Nobel, Prémio Nobel da Literatura, Prémio Nobel da Literatura 2013, Alfred Nobel, Nobel Prize
Medalha entregue aos vencedores do Prémio Nobel

A Ladbrokes já abriu as apostas para o Prémio Nobel da Literatura 2013. A data oficial do anúncio do vencedor do Nobel da Literatura ainda não foi comunicada, mas tendo em conta as datas de anuncio dos outros prémios, e a tradição, tudo leva a crer que seja no dia 10 de Outubro de 2013.

 No momento em que escrevo este post, Haruki Murakami, é o favorito. Nunca li nada deste escritor, embora tenha Sputnik, Meu Amor nas estantes abandonadas do meu refúgio em Portugal, e tenha também quase toda a obra em pdf (posso ser processado por fazer o download de ebooks de autores cujos direitos não são do domínio público, ainda que só tenha feito o download para dar uma vista de olhos? Vou já apagá-los, que não me convenceram...)

Quanto aos meus autores preferidos, nem um na lista da Ladbrokes. Escritores de Língua Portuguesa contei três (pode ter-me escapado algum...): O Português, e eterno candidato, António Lobo Antunes, o Moçambicano Mia Couto, e o Brasileiro Ferreira Gullar - todos óptimos negócios, caso ganhem, para quem apostar neles. Por cada libra apostada, a Ladbrokes paga, neste momento, 101 libras. Portanto, nenhum dos três escritores de Língua Portuguesa que eu gostaria que ganhasse está na lista: os Brasileiros João Ubaldo Ribeiro ou Rubem Fonseca. O terceiro (quer dizer, o primeiro, o meu preferido para ganhar o Prémio Nobel da Literatura), é Português, e quem lê o meu blog sabe com certeza o nome. Quanto a autores de outras Línguas, não podendo ganhar o meu preferido, gostaria que ganhasse Michael Cunningham, mas também não consta da lista. O que não quer dizer nada, porque a verdadeira lista, que neste momento já deve estar reduzida aos cinco finalistas, só o comité que decidirá o sucessor de Mo Yan a conhece. Por falar em Mo Yan, continuam por ler, arrumados nas estantes em Portugal, dois dos seus livros (os únicos traduzidos em Portugal, penso). Em quem apostam?

P.S. Não percebo como é que colocam o Bob Dylan na lista de apostas, e deixam de fora Leonard Cohen...

2 comentários :

  1. Tenho ouvido falar muito bem de Murakami, mas tal como tu, nada li dele...ainda.
    Dos portugueses, não acredito que algum ganhe, mas não me surpreenderiaassim tanto se fosse o moçambicano Mia Couto, caso o prémio fosse para um escritor da língua portuguesa. Sei quem tu querias que ganhasse, mas parece-me algo utópico, para já...
    Dos que tu mencionas o meu favorito é, sem reservas, Michael Cunningham.

    ResponderEliminar
  2. Pedimos desculpa mas é apenas para divulgar. Um casal, a crise, poupanças e histórias de quem vive a crise como muitos outros, mas onde a poupança é o melhor remédio. Pode passar a mensagem…? Obrigado!

    http://ocarteiravazia.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...