quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O Herói Discreto, de Mario Vargas Llosa


O Herói Discreto, novo romance de Mario Vargas Llosa, um dos meus escritores dilectos, tem lançamento marcado para o próximo dia 12 de Setembro, em todos os países de língua castelhana. Na sinopse desta nova obra, pode ler-se que «é um romance em que dois homens que são postos à prova pela vida, descobrem o verdadeiro sentido da coragem e da lealdade.» É um romance «repleto de humor, com características próprias do melodrama, em que Piura e Lima já não são espaços físicos, mas reinos da imaginação, povoados pelas personagens deste grande escritor.»

«O Herói Discreto narra a história paralela de dois personagens: o organizado e cativante Felícito Yanaqué, um pequeno empresário de Piura, que é vítima de extorsão; e Ismael Carrera, um homem de negócios bem sucedido, dono de uma seguradora em Lima, que planeia uma vingança secreta contra os seus dois filhos preguiçosos que o queriam ver morto. Ambos os personagens são, à sua maneira, rebeldes discretos que tentam ter o controlo dos seus destinos, pois tanto Ismael como Felícito lançam mão ao rumo dos acontecimentos. Enquanto Ismael desafia todas as convenções da sua classe, Felícito agarra-se a algumas máximas para fazer frente à chantagem. Não são justiceiros, mas estão acima da mesquinhez que os rodeia, tentando viver de acordo com os seus ideais e desejos.»

«Velhos conhecidos do universo literário de Vargas Llosa aparecem nas páginas deste romance: o sargento Lituma, don Rigoberto, dona Lucrecia, e Fonchito, movendo-se agora num Peru próspero.»

Dia 20 de Setembro será lançada em Portugal a primeira tradução mundial desta obra, na nova editora de Mario Vargas Llosa em Portugal, a Quetzal, que já havia publicado o romance anterior do autor, O Sonho do Celta.



Mario Vargas Llosa, O Herói Discreto, El héroe discreto

Podem ler também este artigo do El País sobre esta nova obra.

2 comentários :

  1. Um dos muitos (bons) autores a que ainda não cheguei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora deixa-me ver... Assim por alto, tendo em conta a qualidade das obras, e o que te possa interessar, segundo o que penso que gostas... «A Cidade e os Cães», «Os Chefes», «Os Cadernos de dom Rigoberto», e «O Sonho do Celta», são as que tens que ler imediatamente, heeheh. Abraço.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...