quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Juntos por um novo ciclo! - III

Juntos Por um Novo Ciclo, Cartaz Campanha Autárquicas 2013, Pinhel, PPD PSD, Rui Ventura
Outra perspectiva do cartaz-camião aqui.

A um cartaz enorme, uma lista interminável de sessões de doutrinamento, perdão, esclarecimento (imagem abaixo). Muitas no mesmo dia, e suficientemente próximas para que haja tempo para explicar onde se «bota» a cruz. É no partido da «seta para cima». E assim continuaremos, para mais um ciclo. Felizmente, a este ritmo, em breve estará tudo acabado. De vitória em vitória até à derrota final, perdão, extinção total...



Comícios e Sessões de Esclarecimento Rui Ventura PPD PSD Pinhel 2013
Comícios e Sessões de Esclarecimento
(Cliquem na imagem para ampliar)


O caso de Pinhel é paradigmático e deve ser um case-study do despovoamento. O seu decaimento é notável e matemático. Pinhel tem perdido sempre cerca de 1500 habitantes por década há 3 décadas seguidas. Desde 1980. (...)

A lei da extinção das cidades obedece sempre aos mesmos parâmetros sequenciais: perda de gente por falta de emprego implica a perda de emprego por falta de gente.

A oferta de produtos (comércio e serviços) diminui por falta de gente - a que se segue mais desemprego e despovoamento.
Quando é que esta "espiral" recessiva se estanca? Quando se conseguir o equilíbrio entre o número de empregos e o número de pessoas. Como acontece em Manteigas. Por volta das 2 a 3 mil pessoas. Nessa altura tudo se ajusta. A pouca oferta e a pouca procura. Se descer abaixo dos 3 mil de Manteigas é o cancro social e a Vila ou Cidade correrá o risco de ficar sem pessoas.

Do artigo da Visão, completo aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...