quinta-feira, 30 de maio de 2013

As Novas Mil e Uma Noites, de Robert Louis Stevenson - WishList #1

As Novas Mil e Uma Noites, Robert Louis Stevenson, Assírio & Alvim
As Novas Mil e Uma Noites, II volume
de Robert Louis Stevenson
Editor: Assírio & Alvim
Edição: 2013
Páginas: 216
ISBN: 9789723716863



Sinopse: As Novas Mil e Uma Noites é um livro de histórias. Nem outra coisa poderia ser, já que tal título — New Arabian Nights, no original inglês — nos remete directa e imediatamente para a fabulosa e famosíssima colectânea das Mil e Uma Noites.

Xerazade, tal como o ignorado árabe que escreveu as histórias que ela contou, era senhora dos recônditos segredos dessa arte por tantos praticada e por tão poucos conseguida. Também assim aconteceu com Robert Louis Stevenson, que, após a conclusão de cada uma das histórias que coligiu sob os títulos de O Clube dos Suicidas e O Diamante do Rajá, nos faz saber que delas teve conhecimento por intermédio de um suposto manuscrito redigido por um misterioso autor árabe.


Com estas discretas alusões, Stevenson não nos revela apenas a sua admiração pelas histórias das Mil e Uma Noites. Diz-nos também que o seu objectivo, ao escrever umas Novas Mil e Uma Noites, era idêntico ao de Xerazade; ou seja, o Escocês das Arábias — chamemos-lhe assim — pretende apenas que quem o leia possa passar o tempo sem se dar conta de que o tempo voa, tal como aconteceu com o príncipe árabe, aquele que julgava ser o dono e o senhor de Xerazade. (fonte)

Sobre o Autor: Robert Louis Stevenson nasceu em Edimburgo a 13 de Novembro de 1850. Cursou Direito - sem que alguma vez tenha chegado a advogar - e, pouco depois, apaixona-se por Fanny Osbourne com quem, apesar das diversas atribulações por que passaram, se viria casar. Anos mais tarde contrai tuberculose e muda-se com a mulher e o enteado para a Suíça, onde vive durante um ano. Regressa à Escócia mas o clima só prejudica ainda mais a sua saúde, obrigando-o a mudar-se novamente, desta vez para o Sul de França. Os anos seguintes foram passados à procura de um clima que não agravasse a sua doença, até que finalmente, em 1892, se fixou com a família em Samoa. Foi aí que morreu no dia 3 de dezembro de 1894, vítima de uma hemorragia cerebral. Foi autor, entre outros, de O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde, e de A Ilha do Tesouro, que o imortalizaram. (fonte)


João Roque, é assim que se faz um post de um blog literário, mas sem meter ligação para as fontes.



As Novas Mil e Uma Noites, Robert Louis Stevenson, Assírio & Alvim
As Novas Mil e Uma Noites, I volume
de Robert Louis Stevenson
Editor: Assírio & Alvim
Edição: 2010
Páginas: 240
ISBN: 978-923714999



1 comentário :

  1. Mas eu sei o que é um blog literário.
    Apenas me faz confusão uma coisa: é que há blogs generalistas que fazem muito melhor crítica literária quando falam de um livro do que certos pesudo blogs literários.
    Não me estou a referir a mim, pois eu é muito raro falar sobre um livro apenas; geralmente quando falo sobre um livro, falo genéricamente sobre livros ou então alargo o livro a outros estratos (autor, filme adaptado ou qualquer outra coisa).
    Apenas se deu a coincidência de ter referido como seria bom concorreres a despretenciosos concursos de um são convívio da blogo e que deram o mote para um "fait divers" no jantar do sábado passado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...