sexta-feira, 26 de abril de 2013

Campos de Concentração na Grécia? Casernas-Prisão? Prisões-Agrícolas?



O governo grego quer encher os cofres do estado a qualquer preço. Uma lei recente permite que se prendam os cidadãos que devam mais de 5000€ ao fisco, e neste contexto, o governo teve a ideia de reconverter antigas casernas em «pseudo-prisões».

Há na Grécia, devido às políticas absurdas que foram implementadas nos últimos anos, sob a ditadura da troika, imensos cidadãos endividados e insolventes. Frequentemente endividadas por culpa do estado, que continuamente aumenta a pressão fiscal para compensar o empobrecimento social cada vez maior, e o aumento do desemprego, que leva até à existência de fome.


O governo de Antonis Samaras, por outro lado, não parece querer mudar de caminho, e persiste nas suas escolhas erradas - e criminosas. O objectivo dos defensores do executivo, telecomandados a partir de Bruxelas e Frankfurt, visa essencialmente encher os cofres do estado. Como? Extorquindo aos cidadãos impostos e dívidas, mesmo se para tal tiver que os «fechar» numa espécie de «campo de concentração», para onde irão - como bem sabemos - principalmente os pobres diabos que devem alguns milhares de euros ao Estado, enquanto aos grandes devedores, às grandes empresas, e aos políticos, que transferiram a sua riqueza para o estrangeiro nos últimos anos, fazendo-se passar por pessoas «sem recursos», lhes sairá barato, graças aos seus contactos institucionais, ou à possibilidade que terão de se munirem dos serviços dos grandes advogados, de maneira a evitarem as punições, mesmo que seja preciso efectuar pagamentos debaixo da mesa (a Itália não é o único pais corrompido do continente).

Este projecto de lei doentio foi apresentado ao Parlamento há poucos dias pelo vice-ministro da Justiça grega, Kostas Karagkounis. Segundo ele, quem não pagar as suas dívidas nos quatro meses após a data limite, deverá ser punido, e preso durante um ano. Mas não numa das prisões gregas, que já estão sobre-lotadas. Não. A brilhante ideia do governo é reabilitar e reconverter algumas casernas militares actualmente sem uso. «Para prender os trapaceiros fiscais em condições mais humanas», explicou o vice-ministro, que deu também a conhecer que a primeira caserna a ser reconvertida será um ex-campo de treino militar em Ática, a região da capital, Atenas. Este será de algum modo o primeiro «campo de concentração» onde serão feitos prisioneiros aqueles que a lei recentemente votada permite prender, aqueles que devem mais de 5000€ ao fisco. A lei em questão permite aos cidadãos insolventes pagar as suas dívidas em prestações, mas prevê que se uma das prestações não for honrada, o devedor fique sujeito a detenção.

Esta «proposta» levanta suscita acesa polémica e comentários no país, mesmo sendo muitas as pessoas que julgam que não passa de uma provocação ou, no máximo, uma ameaça que na prática não será implementada, e cujo único objectivo é atemorizar aqueles que devem dinheiro ao estado, de maneira a que paguem as suas dívidas, ajudando deste modo a reunir alguns milhões de euros destinados não à Saúde, Educação, ou Protecção Social, mas ao reembolso da dívida, naturalmente.

Se se trata de uma piada de mau gosto ou não, em breve saberemos. O facto é que o vice-ministro, Kostas Karagounis, mais uma vez se referiu à questão, negando que o seu executivo tenha a intenção de abrir «campos de concentração» para aqueles que não pagam as suas dívidas. Ele afirmou que as «casernas-prisão» servirão apenas para um número reduzido de pessoas, e que a maior parte dos cidadãos sancionados deverão apenas usar uma pulseira electrónica que permita controlar os seus movimentos, e trabalhar gratuitamente numa espécie de «prisão agrícola» onde cada dia de trabalho equivalerá a dois de prisão.

Tradução do Francês, de um artigo de Marco Santopadre. Não encontro informações sobre este projecto de lei em «jornais oficiais» - o que não me admira, que não é fácil encontrar notícias sobre a Grécia... Alguém tem mais informações?

1 comentário :

  1. Este Samaras é outro "Passos Coelho" subserviente da vaca alemá...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...