sexta-feira, 22 de março de 2013

José Mourinho, um recordista

José Mourinho, Sport Lisboa e Benfica

A primeira vez que ouvi falar de José Mourinho, ainda ele era intérprete de Sir Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal. E desde esse momento até ao dia em que foi apresentado como treinador do Sport Lisboa e Benfica, que eu fiquei com a ideia que José Mourinho era um mero intérprete, e que não tinha qualquer formação desportiva. Era uma daquelas ideias pré-concebidas, sem qualquer fundamento, como saberá qualquer pessoa que hoje conheça o seu percurso. Com esta ideia em mente, a minha primeira reacção quando foi apresentado como treinador do Sport Lisboa e Benfica, foi de estupefação. Mas rapidamente fiquei a conhecer o verdadeiro percurso de José Mourinho, descobrindo que afinal ele não era um professor de Inglês, ou qualquer coisa do género, e mais rapidamente fiquei convencido das suas qualidades. Assim, foi com surpresa e frustração que o vi sair do Sport Lisboa e Benfica. Apesar das rivalidades com o Futebol Clube do Porto, secretamente continuei a admirar o seu percurso, trabalho, qualidades, e - admito - gosto do seu mau génio. No futebol ele ficará na história como um génio, um génio completo, com o lado bom e o lado mau - genial em ambos. 

José Mourinho é um treinador que pode bater todos os recordes. O mais caricato será este: José Mourinho foi treinador do Sporting... por duas horas! José Mourinho é também um recordista em polémicas. Porque gosta de ser o centro das atenções? Sinceramente, FIFA e UEFA são duas Instituições que destilam corrupção por todos os poros. Instituições que têm as suas próprias leis, permitindo-se fazer chantagem com as leis civis. Instituições que promovem a ruína de países parolos como Portugal, Brasil, ou África do Sul, concedendo-lhes organizações megalómanas que nenhum benefício lhes trazem, e dão a essas Instituições milhões de lucro... José Mourinho diz que houve corrupção, Goran Pandev confirma, a FIFA revela fax a desmentir, Goran Pandev afirma que a assinatura não é dele. Aguardamos as cenas dos próximos episódios. 

Gostava que um dia José Mourinho regressasse ao Sport Lisboa e Benfica. Costuma-se dizer que não se volta a um lugar onde se foi feliz. José Mourinho podia ter sido feliz no Sport Lisboa e Benfica, mas não o deixaram. Espero que um dia ainda venha a sê-lo...

1 comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...