sábado, 23 de março de 2013

Game Over: O Fim do Euro?

Fim do Euro, End of Euro, Crise Económica, Crise Financeira

Desde 2011 que se alerta para o possível fim do Euro. Eu próprio estava convencido que o Euro não iria sobreviver a esse ano - e no entanto o Euro continua por aí. Como o anúncio da morte de Mark Twain, também os sucessivos anúncios da morte do Euro têm sido exagerados - porque o Euro continua por aí. Talvez porque ninguém saiba bem como sair dele. A única certeza é que o Euro já não serve a ninguém (pronto, que sirva à Alemanha e a um bando de lunáticos, perdão, burocratas da União Europeia).

Do Chipre, as notícias que chegam são imprecisas. Apenas se sabe que capitulou perante a troika. Os depósitos superiores a 100 000 Euros vão ser taxados a 20%, a 25%, já há acordo - ainda não há acordo? Da Grécia já nem há notícias, e eu não sei Grego para tentar informar-me em sites/blogs da Grécia. Espanha e Portugal são campos de terror, sem esperança, sem emprego, sem futuro - para além da miséria. Esta moeda já não nos serve - e os cidadãos vão paulatinamente de servos a escravos dela...

Continuo convencido que mais dia menos dia (que diz dia, pode dizer semana, mês - não lhe dou mais um ano, mas quem sabe até onde vai o poder da opressão), estou convencido que mais dia menos dia o Euro acaba. A única diferença para 2011 é que agora começo a acreditar que atrás de si levará também a União Europeia.

Olli Rehn antevê que o futuro do Chipre «vai ser muito difícil». E é só o futuro do Chipre? No Chipre a Igreja Ortodoxa pede para se começar a pensar numa saída do Euro. E em Portugal - temos disto - não será já tempo de alguém estudar esta possibilidade seriamente? Não será tempo de alguém apresentar seriamente as vantagens e desvantagens, de estudar a melhor forma de o fazer (no caso de ter que se fazer)...?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...