segunda-feira, 25 de março de 2013

Eça de Queiroz, a Emigração e os Liberais

Eça de Queiroz, Eça de Queirós, José Maria Eça de Queiroz
José Maria de Eça de Queiroz

Eça de Queiroz, a Emigração, e os Liberais. Texto escrito em Dezembro de 1871, e publicado posteriormente n' As Frapas. Lido no blog A Terceira Noite:

E no entanto perante a emigração que faz o Estado, a imprensa, a opinião?
Interrompe-se um momento, volta-se para os colonos, fita-lhes a luneta e diz àquela plebe esfaimada:
– O quê! quereis ir embora? Oh doidos! – Tendes acolá os terrenos do Alentejo.
Ora os terrenos, os eternos terrenos do Alentejo, são simplesmente um gracejo torpe. Uns poucos de centenares de homens têm fome e diz-se-lhes, em boa prosa, com algumas vírgulas:
– Acolá tendes, amigos, os vastos terrenos do Alentejo que são, etc.
Exactamente o que se diz aos porcos:
– Acolá tendes aqueles terrenos onde a bolota, etc… comei, estimáveis bacorinhos.
Porque não sabemos que o terreno do Alentejo, como está, produza na genera­lidade senão bolota. Ora o governo, a imprensa e a opinião oferecem-no como está. É uma brincadeira abjecta.
Uma população de trabalhadores, pobres, operários, proletários, pede trabalho – senão emigra. E o país responde:
– Não emigreis, tendes acolá os terrenos do Alentejo – isto é, tomai vós, ó proletá­rios, ó gente do campo, ó pés descalços, os quatro ou cinco mil contos que tendes aí no bolso roto da jaqueta, associai-vos em grandes companhias, negociai acções, com­prai máquinas e instrumentos, lavrai tantas léguas quadradas, arroteai, regai, abri poços, fazei aquedutos, estabelecei lezírias, levantai grandes fundos com o vosso grande cré­dito, tu Manuel da Horta, tu José da Cancela, tu ferrador, tu jornaleiro – e enriquecei!
Ora o Estado, a imprensa a opinião têm razão – somente como o trabalhador não tem ali os quatro ou cinco mil contos na algibeira e não está para os ir buscar a casa porque está a chover – embarca para a Nova Orleães.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...