terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Que se lixe a Troika! Tiago Rodrigues.

Que se lixe a troika, o povo é quem mais ordena, manifestação 2 de Março


Já que falamos em tragédias, na «Antígona» de Sófocles há uma cena em que Hémon, filho do rei Creonte, diz ao pai que, se ele quer governar sozinho, devia governar uma cidade deserta. Quando os portugueses olham para o seu governo é isso que pensam: este governo merece um país deserto. É isso que pensa o meu irmão enquanto continua a procurar um primeiro emprego onde possa dar uso à licenciatura que conquistou. É isso que pensa a minha amiga que trabalha a recibos verdes há mais de uma década. É isso que pensa a minha mãe quando faz as contas e percebe que a reforma não vai chegar. É isso que pensam os meus primos que emigraram para Angola. É isso que pensam muitos colegas meus, sem trabalho e sem subsídio de desemprego. É isso que pensa a minha avó quando espera dias para ter assistência médica na sua aldeia. E isto são só as pessoas que estão à minha volta, bem pertinho de mim. Cada um dos que continuou a ler este texto terá a sua colecção de escândalos para enumerar. Sejam as crianças de Elvas que vão à escola só para poder almoçar ou os trabalhadores desesperados nos estaleiros de Viana do Castelo, são muitos os dramas que nos empurram para a rua. E por isso é que acredito que são milhões os portugueses que também pensam que este governo merece um país deserto.

Texto de Tiago Rodrigues. Texto completo AQUI.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...