terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sapatos - conto de Rubem Fonseca



Não está fácil arranjar emprego. Topo fazer qualquer coisa, mas sei que tenho problemas, como esse dente faltando na frente, um buraco feio que eu sei que causa uma impressão ruim. As pessoas que conheço perderam dentes lá de trás da boca, eu fui perder logo na frente. O Ananias diz que pelo menos eu posso mastigar os bifes sem problema, coisa que ele, que tem todos os dentes da frente mas perdeu os lá de trás, não pode fazer direito. Mas o que o Ananias não sabe é que eu não como bife há muito tempo, apenas arroz com feijão diariamente, e às vezes uma carne-seca. Minha mãe acha que eu não arranjo emprego porque não tenho sapatos. Diz que as sandálias que uso são muito feias e assustam as pessoas. Um dia ela me disse que tinha resolvido o problema. O seu patrão lhe dera um par de sapatos que apertavam tanto o pé dele que não podiam ser usados.

Amigo desta coisa que se chama Blogosfera enviou-me dois livros de Rubem Fonseca, escritor Brasileiro que comecei a ler no verão passado; este é o primeiro parágrafo do primeiro conto, Sapatos, da colectânea de contos Axilas e Outras Histórias Indecorosas. Não gosto de dar conselhos - mas permito-me dizer-vos para considerarem a leitura deste escritor fantástico. Fazia bem aos nossos académicos lerem obras de autores Brasileiros. Talvez chegassem à conclusão que o famigerado Acordo Ortográfico é uma bela porcaria que não serve para coisa nenhuma, nem em Portugal, nem no Brasil. As línguas evoluem? Claro que sim; deixem então o Português evoluir livremente, sem o amordaçarem com decretos.

O amigo que me enviou dois livros de Rubem Fonseca - o outro foi o romance Agosto - informa-me que gosta principalmente do conto Sapatos. A amizade é assim: não nos conhecemos, reconhecemo-nos. Um forte abraço, e muito obrigado, para o meu amigo.

4 comentários :

  1. Um gosto chegar ao seu blogue(através do
    aventar) e também gostaria de ler esse
    livro Sapatos, mas não tenho a sorte que o
    amigo teve.
    Tentarei voltar sempre que possa.
    Saudações
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irene Alves,

      Obrigado pela visita e comentário, antes de mais. O livro é «Axilas e Outras Histórias Indecorosas», está publicado em Portugal pela Sextante Editora, e no Brasil pela Nova Fronteira. «Sapatos» é o primeiro conto, pois é um livro de contos.

      Cumps,
      André

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado João. Já leste alguma coisa do Rubem Fonseca? Abraço.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...