terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Index - Livros Proibidos pela Opus Dei (II)



Os 79 livros de autores portugueses proibidos pelo Index Librorum Prohibitorum da Opus Dei. Imagem vista no blog No Vazio da Onda. Cliquem na imagem para aumentar.

Até o Joaquim Paço d'Arcos está incluido nesta lista, coitado, pode ser que seja desta que volta ao convívio dos grandes. Apenas uma correcção: o romance dele incluído na lista intitula-se Diário dum Emigrante, e não O Emigrante conforme consta na imagem. Atenção: não defendo o homem (quero lá saber do homem!), defendo o escritor. Dele apenas li O Caminho da Culpa. Tal basta-me para saber que foi um grande escritor. Houvesse outros artistas em Portugal apagados com o mesmo enlevo que ele... mas coloquem a obra no devido lugar.

6 comentários :

  1. Respostas
    1. Não me custa nada a acreditar... O mundo não é um bom espaço para viver, e o bicho homem não é um bom para conviver...

      Eliminar
  2. Sabia que eles tinham um "idex", não sabia quais eram os livros de autores portugueses. Ver assim a lista provoca uma assimilação maior do disparate do que só por ouvir falar. Lilias Fraser da Hélia Correia porquê? Por a rapariga se deitar com homens ou por encontrar a Blimunda no final do livro.
    Acho piada a ausência dos livros de última moda de fantasia ou de autores como José Rodrigues dos Santos: queres ver que eles consideram aquela ficção tão obviamente-ficção que não há problema em ler?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que muito mais livros não constem do Index porque estes indivíduos não devem ser de muitas leituras...

      Eliminar
  3. Também me chamou a atenção do nome de Joaquim Paço d'Arcos incluído nesta lista.
    E já agora porque não António Ferro, hehehe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não li a obra em questão; provavelmente insere-se lá nos critérios dos homens das fogueiras, não sei... O António Ferro... O amigo do Fernando Pessoa...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...