sábado, 22 de setembro de 2012

Silêncio

Se duas pessoas que se amam deixam um instante que seja instalar-se entre elas, esse instante cresce - fica um mês, um ano, um século, fica tarde de mais.

Jean Giraudoux (1882-1944) 

Silêncio, Silence



Nos últimos tempos - expressão que mais não quer dizer que não sei quanto tempo ao certo - o silêncio tem tomado conta de mim, penso em dizer isto ou aquilo, mas não digo nada. Penso em publicar um post sobre este assunto ou aquele, mas acabam por ir ficando nos rascunhos, até passar o seu prazo de validade... Podia falar de Portugal - tenho falado de Portugal com os meus amigos Gregos do facebook. Portugal resume-se a isto: fizeram um revolução com flores, e queriam o quê? Até na revolução houve soberanos e súbditos, porque não haviam de continuar a ser submissos?... Podia escrever sobre os livros que queria ler. Ou sobre o Benfica. Podia inventar dores ou frustrações que não tenho (pois das que tenho não falo), ou vangloriar-me de sucessos que já não vou ter: todo o sucesso do mundo é irrelevante quando se perdeu o essencial - e a minha alma despida nunca conseguiu vestir-se com sonhos secundários. Mas no fundo admiro muito quem o faz: casados com mulheres (ou homens, conforme o género e/ou a orientação) de quem não gostam, pais de filhos que não desejam, habitantes de lugares que não suportam, bebem a sua cerveja ou o seu copo de vinho, de um trago um whiskey duplo, fumam o triste cigarro, e ai! de quem lhes pergunte se são felizes! Gosto muito da vida! Há que aproveitar a vida! A vida são dois dias! Eu tenho mulher e filhos, e tu o que tens? Oh gente cheia de lugares-comuns! E os sonhos? E os sonhos?




«Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa.
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei de pensar?»

Álvaro de Campos, in Tabacaria.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...