domingo, 8 de julho de 2012

memórias pequenas #6


Uma das memórias mais dolorosas que guardo comigo é do dia da minha primeira-comunhão - sim, aluno de colégio interno, católico, já fui obrigado a todos esses rituais que desprezo. Tinha entrado para o colégio no ano anterior e, se a maioria dos alunos ali fazia a primeira comunhão na primeira classe, na segunda aqueles que à primeira não conseguiam passar no exame de memorização dos pecados capitais, mandamentos, e umas quantas orações de que já nem sei o nome (e não me apetece procurar), no meu caso apenas na terceira classe: na aldeia já a podia ter feito, mas eu fugia às aulas de catequese.
Ainda assim com a preciosa ajuda da catequista que lá meteu uma cunha ao padre. Não, nunca consegui decorar os dez mandamentos, nunca fui capaz de saber aquela oração enorme de cujo nome não me recordo, nem quero ir procurar, embora tal fosse estranho para quem sabia que não tinha a menor dificuldade para decorar coisa alguma.
Mas a minha pequena memória desse dia é esta: a mãe do Davide tinha vindo ao colégio (estava na Suíça) para assistir à primeira-comunhão do filho, e tinha trazido um bolo e outras sobremesas. Logo fui convidado, veio o João e o Davide, primeiro, e depois a irmã Gaspar falar com a minha mãe para ir à festa. Mas a minha mãe não deixou, nunca percebi porquê - mas também nunca percebi a minha mãe.
Há pequenos momentos, inocentes, inócuos, nas nossas vidas, que imaginamos que poderiam ter alterado uma vida, que podiam ter reescrito o destino. Claro que a vida não teria sido menos injusta e ingrata connosco, mas...
Anos depois, quando me reencontrei com o Davide, ele levou-me uma fotografia, a única em que vi o João desde então. Também lá está o Nuno, e outro rapaz que - penso - fosse o irmão mais velho do João...
Desse dia guardo o momento em que, horas mais tarde me encontrei com o João, cerca das 17 horas, pouco antes da hora do lanche, e a frase e o olhar acusador: - Porque é que não foste, meu maricas?



Amigos, Amizade, Friendship, Amité, Ami, Três Amigos, Friends


(Foi há 22 anos)

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...