sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prémio Nobel da Literatura 2011 - III


Já são conhecidas as datas em que serão anunciados os Prémios Nobel de 2011, nas várias disciplinas a que é atribuído. Assim, já na próxima segunda-feira, dia 3 de Outubro, será anunciado o vencedor do Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina; no dia seguinte, dia 4 de Outubro, será anunciado o vencedor do prémio de Física. A 5 de Outubro, será conhecido o vencedor do Prémio Nobel em Química. Depois, na sexta-feira, dia 7 de Outubro, é anunciado o vencedor do Prémio Nobel da Paz - o único que não é decidido na Suécia, mas sim pelo Parlamento Norueguês.

Tal como é tradição, a data do anúncio do vencedor do Prémio Nobel da Literatura só será conhecida pouco antes do anúncio. Tradicionalmente, este anúncio é feito numa quinta-feira, pelo que as datas mais prováveis são a quinta-feira, 6 de Outubro, ou a quinta-feira seguinte, 13 de Outubro.

O vencedor no Prémio do Sveriges Riksbank em Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel - erradamente conhecido como Prémio Nobel de Economia - será anunciado na segunda-feira, dia 10 de Outubro.

Quanto ao Prémio Nobel, também já são conhecidas os nomes da Ladbrokes, agência de apostas que em 2008 colocava Jean-Marie Gustave Le Clézio como favorito. Este ano os escritores mais cotado, segundo esta agência, são o poeta Sírio Adonis e o poeta sueco Tomas Tranströmer. Quanto à minha aposta, Michael Cunningham, nem sequer aparece nesta lista, tal como Aharon Appelfeld. Carlos Fuentes, nome referido por Daniel Rocha no primeiro post desta série, aparece a meio da tabela, com um retorno de 51£ por cada uma apostada.

Quanto a nomes portugueses, António Lobo Antunes aparece em 10.º na lista, empatado com outros 7 escritores. Se acham que tem hipótese de ganhar, apostem uma libra. O prémio será de 26£ por cada uma que apostem.

Actualização (06/10/2011): Tomas Tranströmer é o Prémio Nobel da Literatura de 2011, «Porque, através das suas imagens densas e lúcidas, dá-nos um novo acesso à realidade.»

Posts anteriores:

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...